SEJAM BEM VINDOS!!!!

Essa é uma ferramenta de interação e aprendizado mútuo.
Vamos juntos nessa aventura?????!!!!!


quarta-feira, 21 de março de 2012

LUDICO - O BRINCAR NA EDUCAÇÃO






Quando se questiona alguém sobre o lúdico, imediatamente se remonta a um tempo e espaço diferente, recordando uma série de vivências positivas e ainda negativas (USOVA, 1979).
Não há homem sem o lúdico nem lúdico sem o homem. As características do jogo ou das brincadeiras que se realiza poderão ser diferentes, de intensidades diversas, de momentos evolutivos diferentes, mas mesmo assim poderemos encontrar elementos em comum, além de nossa cultura.
O jogo é aquela dimensão do homem que o remonta a um mundo diferente, com outras regras, onde se mostra a essência de cada um de nós, sem máscaras nem distorções, onde tudo - ou quase tudo - se pode, é o sonho feito realidade, tudo se transforma segundo nosso desejo e o homem se remonta ao mais profundo de seu ser.
Muitos teóricos, representantes das mais diversas disciplinas, tentaram definir o lúdico, encontrando-se com as conseqüentes limitações ao pretender encerrar em poucas palavras uma dimensão quase inalcançável do ser humano.
Assim poderemos encontrar posturas psicológicas, pedagógicas, filosóficas, biológicas, históricas, antropológicas, etc. Em cada uma delas acharemos uma ótica do lúdico, mas que não deixa de ser uma ótica parcial.
Em relação a isto Buland escreve : “O conceito de ludicidade, como objeto da investigação científica do lúdico não deve ser definido, deveria permanecer sendo um conceito pré-científico.” (INHELDER, 1976, p. 66) E mais adiante continua: “A pergunta pela essência do lúdico leva a uma ruptura, contrariamente seria muito mais rico, agrupar os jogos e brincadeiras e perguntar por semelhanças.” (p. 68)
Apesar disso igualmente poderemos achar pontos em comum que se podem isolar praticamente em todas as expressões lúdicas. Poder-se-ia sintetizar de alguma maneira que é um fenômeno ou uma atividade que decorre num tempo e espaço diferente ao da vida cotidiana, tem regras próprias e se desenvolve num “per si”.
Outro aspecto importante é a liberdade, entendida a mesma desde uma atividade “livremente” aceita, liberdade em tanto e quanto o participante escolhe entre brincar ou não, e elege o tema e material de brincadeira. Tanto o “per si”, como a liberdade, foram aspectos questionados por outros pesquisadores mais modernos.
Diferentes investigadores postulam a respeito que, enquanto a criança está brincando e em seu jogo transformou objetos da realidade em objetos de fantasia estes últimos “são” estes outros objetos com sua significação real para a mesma.


Alpha Monografias e Consultoria
AD Monografias e Capacitação Acadêmica

Nenhum comentário: